sábado, 7 de março de 2015

Nota de Repúdio

O Sind-UTE/MG, Subsede de Governador Valadares, vem a público repudiar o desrespeito do governo de Minas Gerais para com as Plenárias de Democratização das Superintendências Regionais de Ensino da categoria em diversas regiões, nas nomeações para as Diretorias das Superintendências. Apesar de ter acatado as decisões democráticas em algumas localidades, nomeando os eleitos pelos Trabalhadores em Educação em poucas regionais, o Governador Fernando Pimentel deu continuidade ao fisiologismo e ao coronelismo, ao lotear os cargos em favor de interesses obscuros de deputados e demais políticos locais, a fim de construir sua "governabilidade" às custas dos Trabalhadores. Ato condenável, seja qual for o Governo.
Em Governador Valadares e Região, a categoria encontra-se decepcionada. No dia 06/12/14, houve reunião do Conselho Geral do Sind-UTE, onde um dos pontos tratados foi a orientação de realização em todo o Estado, de Plenárias chamando a categoria para escolher o nome de um(a) Trabalhador(a) em Educação comprometido com o alcance de novos parâmetros de relação entre a Administração e os Trabalhadores e com a busca da mudança dos paradigmas de qualidade e do investimento público em Educação, com foco no alcance da dignidade humana de todas as Comunidades Escolares deste Território.
Cabe destacar que essa proposta foi negociada partindo do princípio defendido pelo próprio Governador Pimentel "de ouvir para governar", através de sua Equipe de Transição, em reuniões realizadas com a direção do Sindicato.
Pela primeira vez na História de Minas Gerais, houve a oportunidade de discussão da democratização das SRE's, com a clareza de que os nomes escolhidos nessas assembleias assumiriam em caráter transitório, uma vez que a reivindicação da categoria é de que haja eleições diretas para os cargos de Diretores de SRE, aniquilando com a prática política vergonhosa, em pleno século XXI, da barganha de cargos públicos por apoio eleitoral.
A Plenária da Subsede elegeu, por ampla maioria, o Professor Antônio Carlos Mendes, companheiro de muitas lutas, de muitas conquistas, pessoa sensível às necessidades da Categoria, dos Alunos e da Comunidade Escolar, conhecedor, como poucos, da extensa área de abrangência da Subsede e da SRE de Governador Valadares, que prima por estar em sala de aula, sendo  Mestre em Ensino e reconhecido pelos prêmios que tem conquistado nas participações da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.
Esses fatores foram desconsiderados pelo Governo Pimentel que preferiu garantir a maioria no Plenário da ALMG, em detrimento da Categoria, cuja parte significativa depositou em seu governo a esperança de mudanças.
Na análise desta Direção de Subsede, pelo contexto do processo realizado em Governador Valadares, existe a convicção de que a substituição na SRE representa a continuidade do modelo de gestão do PSDB, sendo construído abertamente por pessoas que trabalharam para derrotar o projeto de mudança em Minas, representado pelo então candidato Fernando Pimentel. 
É notícia que o "loteamento" do governo com a considerada base aliada destinou ao PMDB a indicação da Superintendência de Governador Valadares e coube a Deputada Celise Laviola, ratificando o caráter hereditário do meio político de desrespeito às instituições democráticas e a tentativa da manutenção das práticas vindas da Ditadura neste Estado.
O repúdio se estende também a atitude da prefeita Elisa Costa, que não recebeu a direção do Sindicato, demonstrando não possuir vontade política de construir, junto com a Categoria, um nome capaz de superar as atitudes autoritária e opressora daquela Repartição, durante os 12 anos do governo do PSDB em Minas Gerais.
A Subsede de Governador Valadares permanecerá firme na luta para a conquista da eleição direta para os cargos de Direção de todas as Superintendências, pelo Piso Salarial Profissional Nacional, pela recuperação da Carreira dos Trabalhadores em Educação e, de todas as outras demandas da Categoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário