sábado, 6 de janeiro de 2018

É fundamental a participação de cada um de nós

Em nome da direção da Subsede Governador Valadares, agradeço a todos e todas que estiveram juntos conosco na caminhada de lutas em 2017.

A participação de cada colega foi fundamental nas lutas que realizamos e possibilitou a presença do sindicato nas 141 escolas de nossa jurisdição.

Conselheiros e conselheiras, representantes de escolas e da SRE, integrantes do comando de greve e lideranças que realizaram o debate nos locais de trabalho, muitas das vezes ouvindo de colegas que a luta não vale a pena, que não obtemos resultados concretos, que não participariam de nossas lutas, pois não poderiam ter cortes no salário ou que não teriam como repor as paralisações e que não abririam mão de suas férias escolares. Obrigado pela preciosa colaboração na construção do sindicato que nos representa.

Às lideranças dos Coletivos: de Aposentados, de Educação e Igualdade Racial e de LGBT, o reconhecimento da direção da subsede pelos encontros que realizaram. Foram encontros significativos, principalmente pela formação necessária que proporcionou aos participantes nesses dias em que a intolerância toma corpo e voz em nosso país.

Foi um ano de importantes vitórias. Impedir que a reforma da Previdência fosse aprovada foi a mais significativa dessas vitórias. É uma conquista parcial, mas importante. A nossa luta impediu que o Governo Federal tivesse condições de aprová-la em 2017. No entanto, temos que permanecer atentos para que o direito a uma aposentadoria digna não seja retirado de nenhum/a trabalhador/a seja em 2018 ou nos próximos anos.

Para essa conquista foi fundamental a participação de cada um de nós.

A Greve Nacional da Educação, que fizemos no primeiro semestre, juntamente com as Greves Gerais e paralisações, e a intensa mobilização foram fundamentais para que alcançássemos o nosso propósito. Cada segundo que dedicamos a nossa luta, cada panfleto entregue, cada manifestação realizada, seja nas grandes ou pequenas cidades, nos distritos e povoados, as faixas, cartazes e outdoors que confeccionamos e espalhamos por todo Brasil, cada real investido seja da categoria ou de muitos que tiraram do próprio bolso foram fundamentais para essa vitória.

Isso demonstra que a luta coletiva garante vitórias e conquistas.

As remoções realizadas durante o estágio probatório e as nomeações em concurso público também são resultados de nossa luta.

Em julho houve a incorporação dos abonos, o que representou melhoria salarial para milhares de trabalhadores em educação e em setembro recebemos um novo abono, resultados do acordo de 2015 realizado com o governo do Estado de Minas Gerais.

O fim do subsídio também é uma importante conquista recente de nossa categoria. E um dos fatos concretos que representa essa conquista é o Adveb que estamos recebendo desde outubro de 2017.

Porém não conseguimos avançar nas negociações do reajuste do piso e dos retroativos que temos para receber.

A publicação do Edital do Concurso foi outra vitória de nossa luta e a presença de vagas para Artes, Filosofia e Sociologia no Edital tem um incomensurável valor simbólico e concreto diante da conjuntura que atravessamos. Porém, a ausência nesse edital de concurso para os anos iniciais e para as demais carreiras da educação é um sinal do pensamento do Governo, ou seja, municipalização, redução do quadro de pessoal e terceirização. Infelizmente, em muitas escolas são os setores de nossa categoria que mais resistem em participar das atividades do sindicato e de nossas mobilizações. Postura que precisa ser modificada e com urgência.

Enfrentamos a estupidez do Governo de Minas em pagar, de forma diferenciada, o 13º salário do funcionalismo priorizando algumas categorias em detrimento de outras, inclusive a nossa.

A publicação da LC145/2017 que garante o vínculo, até dezembro de 2019, dos colegas da LC 100 contemplados pela LC 138/16 é outra importante vitória de nossa luta.
Sem a participação de nossa base não teríamos condições de construir um sindicato da magnitude que é o Sind-UTE/MG. Obrigado a todos e todas que nos ajudam nesse propósito.

Desejamos a todos um feliz 2 018. Com certeza de lutas, mas que seja também de conquistas.

Antonio Carlos Mendes
Coordenador da Subsede Governador Valadares do Sind-UTE/MG
01/01/2018


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, multidão, árvore e atividades ao ar livre



Nenhum comentário:

Postar um comentário