quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Nota de falecimento



O Movimento Rio Doce Para Sempre vem através deste comunicar o falecimento de nosso querido Rio Doce. Nascido a mais ou menos 700 milhões de anos atrás teve uma vida prospera e abundante durante seus 600 milhões novecentos mil e 500 anos quando iniciou-se a sua exploração pelo homem. Foram 500 anos de doença onde o desmatamento de suas matas ciliares e a poluição de suas águas o debilitou durante muitos anos. Muitos amigos como o Movimento Rio Doce Para Sempre tentaram ajudá-lo trabalhando a educação ambiental com crianças, reciclando o óleo de cozinha usado e plantando centenas de árvores em suas margens. Parecia que o tratamento estava dando certo, mas só parecia. Enquanto procurávamos fazer nossa parte como sociedade organizada, as grandes empresas capitalistas que são, continuavam poluindo e fingindo que se preocupavam com a natureza. Que triste fim! É difícil perder alguém que nos deu tanta vivência, sem ele nossa vida que já não era fácil se tornará mais difícil ainda. Pior foi ver os discursos protetores de pessoas influentes da sociedade defendendo ou minimizando a culpa dessa empresa que matou nosso rio.  Matou sim, escrevo isso como biólogo que sou e afirmo, QUE ESSA IRRESPONSABILIDADE EXTERMINOU A BIODIVERSIDADE DE NOSSO AMADO RIO DOCE.
Será que valeu a pena os empregos gerados, os impostos capitados e os lucros estratosféricos que essa empresa capitalista gerou e repassou para seus acionistas que muitas vezes nem são brasileiros?
Porque esse discurso cauteloso e protetor na mídia? Será que pessoas influentes da sociedade foram ou são subsidiadas em algum momento por essa empresa?
Você esta se sentindo prejudicado socialmente e financeiramente? Será que alguém se responsabilizará por isso?  
Como vai ficar os esportistas, os pescadores, os banhistas e outros que usavam o rio para laser, trabalho e esporte?
A única coisa que posso afirmar, é que perdemos um grande companheiro!


Wellington Ferreira dos Santos
Biólogo, ambientalista, professore e Militante do Movimento Rio Doce Para Sempre

Nenhum comentário:

Postar um comentário