sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

ENTREGA DA ARRECADAÇÃO DE ÁGUA PELA APP SINDICATO, NÚCLEO LONDRINA, EM GOVERNADOR VALADARES

A Subsede de Governador Valadares do Sind-UTE/MG, numa parceria com a União Operária, em especial a Direção do SINTINA (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação, Panificação, Confeitaria de Governador Valadares e Região do Leste de Minas Gerais) e a FETAEMG/CTB (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais), realizou a atividade de entrega de uma carreta de água mineral arrecadada pela APP-Sindicato Londrina, junto às comunidades e entidades sociais desta destacada cidade do Paraná.
O transporte desta doação foi realizado de forma solidária pela Transportadora RTE Rodonaves, que  tem realizado esta ação em parceria com diversas entidades da região e de todo o país.
A direção regional do Sind-UTE vem a público agradecer este momento de aprendizagem, proporcionado pelos doadores e colaboradores, pelos atos de solidariedade para com a população carente de Governador Valadares que, mesmo tendo restabelecido o abastecimento de água na cidade há vários dias, recente dos traumas causados pelos crimes ambientais causados pelas duas maiores mineradoras do mundo, Vale e BHP Billiton, e protagonizados por sua subsidiária, a Samarco.

O fornecimento de água ainda é alvo de investigação quanto a potabilidade, por órgãos oficiais e laudo avalizado pelo MPMG atesta: "(...)o não atendimento aos padrões de potabilidade, tendo em vista que os elementos alumínio, manganês, turbidez e cor aparente, responsáveis pelas alterações do aspecto e sabor da água, apresentaram concentrações superiores aos limites estabelecidos (...)"

A Comunidade escolhida para a ação foi o Residencial Vitória, fruto de uma parceria entre a Prefeitura, Caixa Econômica Federal e o Programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, com 653 famílias, pelo fato de que o bairro recém inaugurado é um dos mais atingidos pela deficiência de planejamento dos órgãos públicos e pela tragédia do rompimento dos rejeitos tóxicos de mineração da Samarco, no dia 05 de novembro em Mariana.
O método de distribuição foi a auto-gestão, onde os próprios membros da Comunidade organizaram a fila, decidiram as quantidades a serem recebidas, distribuíram os recipientes entre os moradores. Esta forma de trabalho, sem a intervenção dos órgãos oficiais, visa incentivar que a Comunidade passe a ter maior conhecimento entre seus membros e possam identificar lideranças, bem como dar subsídios à população na disputa pela garantia de melhoria das condições de convívio social, no que toca a abastecimento, saúde, educação, lazer, ambiente e todas as demandas de interesse coletivo que surjam ao longo do tempo, através de uma organização coletiva a ser desenvolvida pelos próprios moradores.
Veja nota da APP-Sindicato Londrina:
Depois de realizar a campanha de arrecadação de água para enviar a população atingida pela tragédia em Minas Gerais, a APP-Sindicato Londrina conseguiu uma parceria com a Transportadora Rodonaves para o envio de aproximadamente 50 mil litros de água.
Hoje(10) foi feito o recebimento da carga e as doações começaram a serem realizadas para a população carente do bairro Vitória, em  Governador Valadares MG. O Diretor Rafael Toledo, SIND-UTE,  ficou responsável em receber e distribuir as doações.
Aproveitamos para agradecer, mais uma vez, a todos(as) pela belissima contribuição e solidariedade a população de Minas Gerais.
Nosso Sindicato estará sempre na Luta pela Educação Pública de Qualidade, mas não esqueceremos nunca de lutar por melhores condições de vida para a população brasileira!"
O crime da Samarco tem sido objeto de discussão e luta de diversos agentes sociais e a luta coletiva e organizada das comunidades, com o fim de garantir os direitos dos atingidos, dando ênfase aos inestimáveis prejuízos causados pela ambição dos capitalistas da Samarco, tem sido pauta de diversas ações dos movimentos sociais e sindicais em todo o Vale do Rio Doce.
Entre elas, está a Frente Lute pelo Rio Doce, que tem o perfil no Facebook: https://www.facebook.com/Lute-pelo-Rio-Doce-920100221360557/?fref=ts
Notícias e denúncias sobre o tema podem ser encontrados em:

Cobertura especial sobre a tragédia em MG








Um comentário: