A Direção Regional e a Comissão Municipal Sind-UTE/ MG, Subsede Governador Valadares, realizou, no dia 06 de agosto de 2.021, sexta-feira, a partir de 16h30, uma reunião para tratar, com a Câmara Municipal de Vereadores, de assuntos pertinentes à Educação da Rede Municipal de Sobrália. Estiveram presentes: Rafael Toledo, Diretor Regional e Estadual; Lediana Aparecida, Diretora Regional; as professoras: Marinalva Domingos e Noeme Vieira da Silva, membras da Comissão Municipal de Sobrália. Compareceram os Vereadores: André Luís Beltrame dos Santos, Antônio Gomes de Assis e Marlito Damascemo Batista.
A conversa foi inicialmente marcada com o Presidente da Câmara, José Secundino da Silva (Zé Carolino), e Fábio Silva de Oliveira (Fabinho Esquerdinha) que, reconhecendo a importância do debate sobre a Educação Municipal, disponibilizaram-se para participar e liberaram o espaço da Câmara. Entretanto, alegando compromissos inadiáveis e de última hora, não compareceram. A Câmara Municipal também não teve seu espaço cedido. Os outros quatro vereadores do Município foram contatados por membras da Comissão, mas alegaram impedimentos ou não responderam. O local foi transferido então para uma das dependências do Salão Paroquial.
A Comissão discutiu questões relacionadas à necessidade continuidade de negociações com o Executivo Municipal; ao atraso de salários de servidores contratados da Educação; a participação com Palavra Livre na Câmara Municipal; possíveis irregularidades vigentes no processo de constituição do Conselho Municipal do FUNDEB.
Os vereadores receberam as informações, manifestaram a sua solidariedade com a Luta pela valorização e o respeito aos direitos dos servidores municipais de Sobrália, em especial com as/os trabalhadoras/es em Educação, dispuseram-se a requerer e a buscar documentos ou fazer intervenções para quaisquer ações que sejam necessários para a resolução dos problemas que têm travado a abertura de negociações com o Município de Sobrália.
Ao final, a Comissão agradeceu a presença, o interesse, o compromisso e a responsabilidade dos representantes do povo de Sobrália: André, Antonio e Marlito. Manifestou também o compromisso de continuar a luta pelo respeito aos preceitos da Lei Federal 11.738/08, bem como o imediato cumprimento dos trechos da Lei Municipal 1.167/08, Plano de Carreiras Vigente, bem como seguirá a Luta para avançar para um novo Plano de Cargos, Carreiras e Valorização dos Profissionais de Educação Básica Município de Sobrália e informou que a Câmara Municipal é fundamental para essa caminhada.
Parabéns pela disposição de luta
ResponderExcluir