quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

As contradições das reposições dos dias de greve.

Cada escola está vivenciando interpretações diferentes quando a ordem da SEE/MG para fazer as reposições, pois, algumas não fizeram o calendário de reposição e nem estão  repassando informações para os trabalhadores da educação.

Veja abaixo o e-mail encaminhado pela SRE/Governador Valadares às escolas.

Prezado(a) Diretor(a) e/ou Secretário(a) de Escola,

conforme orientações da Superintendência Central de Administração de Pessoal - SCAP/SEPLAG, comunicamos que foi liberada no SISAP a inclusão da reposição referente à paralisação dos dias letivos do calendário de 2013, nos termos do Ofício Circular nº 338/2013, de 19/11/2013.

Esclarecemos que a reposição deverá ser incluída no SISAP informando o mês de referência e os tipos:

TIPO 11 - Reposição própria (é a reposição das próprias faltas de greve, ou seja, o servidor irá repor as suas faltas de greve);

TIPO 12 - Reposição em substituição (é a reposição das faltas de greve relativas a outro professor, ou seja, um professor irá repor as aulas de faltas greve de outro professor);

TIPO 13 -  Reposição de calendário (é a reposição das aulas não ministradas durante o período de greve devido ao não comparecimento dos alunos à escola, ou seja, o professor estava presente, porém os alunos não compareceram para assistir as aulas que seriam ministradas).

Portanto na próxima Guia de Ocorrência (GO) que será entregue nos dias 02 e 03/01/2014, deverá ser informada todas as reposíções conforme informações acima e modelo de GO anexo.

Solicitamos verificarem as GO's em que ocorreram as informações dos descontos de greve para que não ocorra informações de reposições incorretas.

Observamos que reposições em desacordo com as orientações acima não serão processada pelo Setor de Pagamento.

Att.
Rogério Viana Silva
Supervisor Regional Setor de Pagamento
SRE Governador Valadares
TEL. (33) 3203-3079

Enviamos à SRE de Governador Valadares as queixas dos educadores grevistas:

Jean,

Boa tarde!

As paralisações de 2013 estão tendo diferentes abordagens por parte dos diretores escolares em nossa SRE.

Recebemos reclamações de servidores dizendo que diretores não informaram a existência  da Circular 338/2013, bem como não efetivaram a construção do Calendário de reposições junto aos trabalhadores, omitindo destes o direito  em realizar suas ações com o fim de abonar o ponto e oferecer ao aluno a carga horária mínima exigida em lei.

Essa situação convive também com diretores que argumentam que não farão o relatório de reposição, uma vez que, a partir de determinada data (junho ou julho?), orientação vinda da SEE-MG teria ordenado que diretor, vice-diretor, supervisor, orientador, professor de biblioteca, excedente ou qualquer outro profissional presente na Escola, ocupasse o horário, substituindo o paredista, com atividades pedagógicas.

Houve escolas com 100% de turno paralisado em suas atividades pedagógicas e que o diretor recusa-se em estabelecer calendário, manda lançar o dia que houve greve, sem especificar a data de reposição.

Os diários estão registrados com 20, 15, 11, 6, .. aulas aquém do determinado e a postura de Escolas é muito nebulosa e contraditória de um lugar para outro. 

As paralisações de EJA no primeiro semestre, não foram repostas, os alunos foram dispensados da Escola e não há nenhuma informação oficial sobre o que foi feito com os diários. Diários feitos de maneira eletrônica, ainda não foram devolvidos ao docente para que ele assine por seu trabalho. Aparentemente esses foram 'fechados' em sua carga horária com 'projetos' inexistentes.

Estas são as situações mais graves e urgentes com as quais estamos convivendo nas Escolas.

Certos de sua presteza em dirimir estes conflitos de conduta, apresentamos nossas saudações.


PROFESSOR WAENDER SOARES DE SOUSA 
Coordenador Regional do SindUTE-MG 

PROFESSOR RAFAEL JÚNIOR TOLEDO DE LIMA
Diretor Estadual do SindUTE-MG

2 comentários:

  1. Hoje que estamos sabendo desta novidade que chega tarde demais!

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS AO BLOG, AQUI EM RIBEIRÃO DAS NEVES A GENTE SENDO INFORMADO PELO INTERIOR, AQUI NINGUÉM COMENTA NADA.

    ResponderExcluir