Em reunião com a equipe de transição do governador eleito Fernando Pimentel, o Sind-UTE/MG entregou um conjunto de demandas da educação, entre elas a necessidade de democratizar o papel e as gestões das Superintendências Regionais de Ensino. Em resposta, a equipe de transição concordou com a substituição de todos os atuais superintendentes de SRE e se comprometeu em ouvir a categoria na escolha dos novos superintendentes regionais de ensino. É um importante passo para a construção de um processo eleitoral democrático e eficiente em um futuro próximo.
Essa ação tem como objetivo combater os já conhecidos "loteamentos" de cargos públicos por acordos que só atendem aos interesses alheios ao da categoria e da educação, e contribuir para a transformação das SRE's em espaços de apoio pedagógico e administrativo eficiente às escolas, respeitando a autonomia escolar, os trabalhadores e os estudantes, e dar fim ao papel burocrático, mecânico, opressor e policialesco que existe atualmente.
Diante desse compromisso, o Sind-UTE/MG, como entidade sindical representativa e mobilizadora dos trabalhadores em educação da rede estadual mineira, organiza, neste momento, as "Plenárias Regionais de Democratização das SRE's", nas quais todos os servidores da educação poderão debater o novo papel que as Superintendências deverão ter nos próximos anos, como também escolher seus futuros gestores da forma mais democrática possível no momento. Acreditamos ser importante a participação massiva de toda a categoria, assumindo para si esse papel atuante que influenciará a vida escolar e profissional de todos nós.
O Conselho Geral do Sind-UTE/MG reunido no dia 6 de dezembro deliberou pela realização das plenárias que devem ser convocadas pela Direção Estadual da Região e Subsede.
Em Governador Valadares, nesta quarta-feira, 10/12, no salão de reuniões da União Operária, onde está instalada a Subsede da Região, compareceram à Plenária convocada pela Direção Regional, Trabalhadores em Educação de Governador Valadares, Itanhomi, São João do Manteninha, Alpercata, Sobrália e Engenheiro Caldas.
Após o início dos trabalhos feitos com uma oração e a execução do Hino Nacional, a Diretora Regional, Carmem Ferreira, iniciou os trabalhos indicando o cronograma de atividades e passando a palavra ao Diretor Estadual, Rafael Toledo, que discorreu com os informes sobre as questões relacionadas à transição de Governo por que passa o Estado de Minas Gerais, ao conteúdo do Inform@107 e as questões relacionadas ao funcionamento da Subsede, na busca da melhoria do atendimento aos filiados.
A seguir, os Trabalhadores presentes fizeram suas considerações direcionadas ao processo de indicação, para que se determinassem os critérios de escolha conforme a orientação realizada pelo Conselho Geral.
Após resolvidas todas as questões de ordem levantadas e votadas as propostas de encaminhamento, os candidatos a indicação presentes, os professores: Antônio Carlos Mendes (E. E. José Severino, de Sobrália), Luciana Borges de Almeida (E. E. Labor Club, de Governador Valadares) e Maria Marcia Gomes de Matos (Professora Aposentada da Rede Estadual).
Feitas as apresentações e as defesas de nomes, procedeu-se a votação, em que foi escolhido por ampla maioria, o Professor Antônio Carlos Mendes, por 31 votos, com 6 para a Professora Luciana e 6 para a Professora Maria Marcia.
Ao término do encontro, todos os presentes decidiram, por unanimidade, assinar o Manifesto de apoio dos Trabalhadores em Educação presentes na Plenária à indicação realizada pela maioria.
O conteúdo do Manifesto pode ser conferido abaixo:
"Nós abaixo assinados, presentes na plenária regional do SIND-UTE/MG, Subsede
de Governador Valadares (MG) ocorrida às dezoito horas, de dez de dezembro de dois
mil e quatorze, na sede da União Operária , Rua São João, 558, Centro,
Governador Valadares (MG), considerando que o papel das Superintendências não
deve ser de polícia, mas de respeito à autonomia da Escola e do Professor; de
assessoria e apoio pedagógico. Reivindicamos que a categoria e a comunidade
escolar tenham o direito de eleger seus gestores, da forma mais democrática
possível, que tenha como princípios o diálogo, a democratização, a coletividade
e a luta por uma educação transformadora e libertadora. A eleição direta para
Superintendente Regional de Ensino tem sido reivindicada pela categoria há
anos. Até a construção deste processo de eleição, reivindicamos a renovação de
todos(as) os(as) Superintendentes, por meio de um processo de transição em que,
em plenárias regionais, a categoria eleja quem responderá pelo cargo em sua
região. Concluímos que devemos indicar ao novo governo, o nome do professor
Antônio Carlos Mendes para ocupar a direção da
Superintendência Regional de Ensino de Governador Valadares MG, pois o mesmo
atende aos princípios mencionados."
Nenhum comentário:
Postar um comentário