sexta-feira, 10 de março de 2017

Greve Nacional da Educação

Seguindo orientação da assembleia que aconteceu no período da tarde, no Hall das Bandeiras da Assembleia Legislativa, na quarta-feira, 08 de março, onde milhares de trabalhadores/as de todas as regiões do estado votaram e aprovaram o calendário de atividades, que definiu, entre outras ações, a deflagração da Greve a partir de 15 de março tendo duas pautas: a luta contra a reforma da previdência (PEC 287) e pelo cumprimento dos acordos assinados pelo Governo do Estado, a Subsede Governador Valadares do Sind-UTE/MG está continuando os trabalhos das últimas semanas, visitando Escolas, panfletando e discutindo com as Comunidades Escolares para esclarecer sobre os temas e com Movimentos Sociais e Sindicais para a junção de energias e de ações para esclarecer os prejuízos e o brutal retrocesso social que será provocado à população brasileira se o projeto da PEC 287 lograr qualquer tipo de êxito em seus princípios e pormenores. 

Nesta quinta-feira, 09/03, a direção da Subsede, representada por Rafael Toledo, concedeu entrevista ao Jornal "Diário do Rio Doce", para explicitar os motivos da Greve, convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que espera a adesão de mais de um milhão de professores e profissionais da rede pública de ensino na greve nacional que será deflagrada na quarta-feira (15). A paralisação, que vai atingir todos os estados do país, inaugura um calendário intenso de mobilizações envolvendo centrais sindicais e movimentos populares.

Veja na Imprensa: Mais de um milhão de professores preparam greve contra a reforma da Previdência

Na União Operária, na mesma data, houve uma reunião com representantes de Sindicatos (comércio, indústria alimentícia, transportes, telecomunicações, eletricidade, educação privada, construção civil, cultura, servidores públicos municipais, saúde pública e privada), Movimentos Populares e representantes de mandatos eletivos (Vereadores: Antônio Carlos e Rosemary Mafra, Deputado Federal Leonardo Monteiro) de Governador Valadares para tratar do combate à proposta de Reforma (Desmonte) da Previdência (PEC 287) do governo federal. Após o debate, foram definidos vários encaminhamentos de luta.

Além dos sindicatos de atividades acima citadas, os organizadores comprometeram-se em procurar lideranças civis, religiosas, políticas e representações trabalhistas de diversos setores sociais para se associarem à Manifestação, o que já foi iniciado em diversas frentes.

Nesta sexta-feira,10/03, representantes dessas lideranças estiveram com o presidente da Câmara de Vereadores de Governador Valadares,  às 15 horas, na Câmara Municipal, para cobrar do Legislativo a se manifestar contrário à Reforma da Previdência. Prontamente, o vereador Paulinho Costa dispôs-se a realizar um debate ampliado para toda a Sociedade da Região, convocando de imediato uma Audiência Pública para terça-feira, 14/03, às 15 horas, no Plenário da casa, já antecipando a solidariedade da grande maioria dos vereadores ao Movimento Paredista e também posição contrária à PEC 287. Os participantes ressaltaram a necessidade da representatividade dos egrégios vereadores durante a Audiência, já que foram escolhidos para defender os mais altos interesses do povo.

Por volta das 17:30, outro grupo de representantes sindicais e políticos, com a participação do vereador Marcion da Fusobras, reuniu-se com a Deputada Federal Brunny Gomes em seu escritório local, para cobrar um posicionamento de voto contra o Desmonte da Previdência. Houve receptividade e clareza da deputada quanto às maldades representadas pelo projeto da PEC 287, manifestando  que vai tomar uma posição inclusive diante do seu partido e  da bancada mineira contra o projeto, embora tenha deixado clara sua posição de fidelidade às decisões de seu partido político, o que deixa em dúvida um possível voto em Comissão ou no Plenário da Câmara, mas colocando-se à disposição para outras reuniões e outros debates, agradecendo a oportunidade de interagir com lideranças locais para dimensionar o que as pessoas pensam a respeito dos projetos em voga no Congresso, ressaltando sua origem humilde, filha de trabalhadores, e que nesse momento é preciso união de toda a Sociedade para a mudança e a derrubada desses projetos que retiram direitos sociais até então consagrados, além de destacar a  importância das manifestações de rua como forma de pressão ao Congresso e ao governo federal. 

Neste sábado, 11/03, às 9:00, no SECOM (Sindicato dos Comerciários), as lideranças do movimento reúnem-se com representantes de Associações de Bairros para mobilização pelo fim da PEC 287.


Calendário de ações do Sind-UTE/MG para a construção da Greve no Vale do Rio Doce

- 14 de março - Audiência Pública sobre a proposta de desmonte da Previdência Pública (PEC 287)
Local: Câmara Municipal de Governador Valadares
Horário: 15:00

- 15 de março - Início da Greve Nacional da Educação contra a Reforma da Previdência e em Defesa do Piso e pelo cumprimento dos acordos assumidos em Minas Gerais pelo Governo Estado (Piso, carreira, nomeações e novo concurso já e cumprimento dos acordos assinado em 2015 -acordo geral e o específico das SREs e Órgão Central da SEE).

Programação:

07:00 - Reunião e Debate em frente à CEMIG, na rua Sete de Setembro.

08:30 às 14:00 - Panfletagem e Diálogo com a Comunidade.

14:30 - Formação do Comando de Greve e planejamento de ações.

16:00 - Manifestação unificada, com Sindicatos e Movimentos Sociais
Local: Praça dos Pioneiros

Caravanas
A Subsede convoca as lideranças da região para organizar Caravanas das cidades de sua área de abrangência para comparecer à Manifestação.

Para esta ação, sugere que o local de concentração inicial seja a União Operária, a partir das 14:00, para participação no Comando de Greve.

- de 15/03 a 27/03 - realização de atividades de pressão para que deputados federais mineiros votem contra a Reforma da Previdência; realização de atos locais, audiências públicas em Câmaras Municipais, aulões, coleta de assinatura de abaixo assinado para o deputado de cada região; constituição dos comitês locais de greve.

- 28/03 – Conselho Geral e Assembleia Estadual em Belo Horizonte, para avaliar as negociações com o governo do estado e a greve nacional da educação.

Nenhum Direito a menos!

Pelo retorno à Democracia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário