quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Eis aí o meu desabafo!!

Senhores Deputados,
 
Boa noite não se pode dizer, depois de tudo que aconteceu hoje com a educação mineira.Indgnação é pouco para exprimir o meu sentimento diante de tanto descaso do governo mineiro, suas secretárias e deputados da base, que não tiveram o mínimo de senso comum para avaliar o estrago que estão provocando na educação, com o intuito de satisfazer uma vontade maior do então sr. governador.
Tenho vinte anos de  dedicação total á educação e sinto-me, como professora, humilhada, desvalorizada, frustada e lesada pelo não cumprimento da Lei Federal 11738/08, reconhecida pelo STF.Como cidadã, tenho vergonha de ser mineira e viver num Estado onde a Constituição não é cumprida e muito menos obedecida.A Constiutição de 1988 marcou o fim do regime militar e ficou conhecida como "Constiutição Cidadã", pois encarnou o ideal de cidadnia e a volta do Brasil à normalidade democrática. Ulisses Guimarães, líder da Assembléia Constiuinte de época, dizia: "Será uma Constiutição Cidadã , porque recuperará como cidadãos milhões de brasileiros.O povo nos mandou aqui para fazê-la, não para ter medo..."Que diria hoje o nosso ilustre deputado Ulisses Guimarães ao ver que foi em vão todo o seu esforço de redemocratização do Brasil? 
... ninguém respeita a constituição, mas todos acreditam no futuro da nação... que país é esse?? Já dizia Renato Russo.
Onde está a democracia neste Estado? A própria palavra já significa governo do povo.Democracia é forma de governo em que a soberania é exercida pelo povo, o qual delega poderes aos seus representantes, que são periodicamente eleitos pelo povo através do voto.Pergunto aos Senhores: Vivemos num regime democrático? O povo exerce sua soberania? O povo participa das decisões políticas? Têm seus direitos assegurados? Para que os direitos do cidadão sejam assegurados, é preciso que o governo cumpra com o seu dever de fazer cumprir esses direitos, para depois o cidadão cumprir com os seus deveres. Na prática será que tudo isto acontece de fato? O governo tem cumprido o seu papel de garantir ao cidadão o seu direito? Há omissão tanto do governo, quanto dos Senhores Deputados, que em sua maioria, compactuaram com governo aprovando um projeto que descaracteriza totalmente a Lei do Piso.O que se presenciou hoje na Assembleia Legislativa foi pura imposição do governo em forçar a votação do projeto.Que fizeram os Senhores Deputados na sua maioria?Aprovaram o projeto.Isto que os Senhores fizeram é uma prática da ditatura.Muitos dos Senhores  aceitaram pacificamente a imposição do governador sem nenhum questionamento.Que tipo de serviço os Senhores estão prestando á sociedade que os elegeram para bem representá-los e garantir seus direitos?Pensem nisto Senhores Deputados!!Mas, outros tempos virão!O ideal seria que toda sociedade mineira tivesse consciência crítica,pois aí sim, poderámos escolher melhor nossos representantes em função de propostas e projetos, porque neste caso, teríamos um comprometimento de quem se propõe a disputar um cargo no intuito de trabalhar para o bem da coletividade.Pode até ser utopia, mas um dia, este tão sonhado dia chegará.Depende de nós...
Hoje os educadores mineiros se encontram de luto pela educação, fim da carreira profissional e desvalorização total da qualidade de ensino.É lamentável, muito triste e dolorido o que estamos passando.Estou de luto, mas luto por uma educação de qualidade para os meus alunos, meu filho e gerações futuras que dependem do ensino público.
Eis aí o meu desabafo!!
Ilza Maria Ramos - Virgolândia - MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário