sábado, 10 de setembro de 2011

Ato Regional dia 13 de setembro de 2011 em Governador Valadares.



Olá colegas,
infelizmente nossa greve vai completar 100, isto mesmo 100 dias em 15/09 - 5ª feira.
Entrem nos blogs, leiam, não deixem os deputados aprovarem a proposta indecente 712,00... na ALMG.
Bom, na 3ª feira, 13/09 haverá uma manifestação saindo do SIND-UTE às 15 h e depois iremos até a SRE.
É uma programação em todo o Estado de Minas Gerais.
Na 6ª feira 16/09 haverá assembleia às 15 h no SINDUTE para falar sobre a assembleia em BH do dia 15/09.
Avisem aos outros colegas da escola, pois não tenho e-mail de todos.
Até lá
Abraço
Flávia.




E-mail:
Sind UTE subsede de Teófilo Otoni 

SIMULAÇÃO: SUBSIDIO X VENCIMENTO BÁSICO

Simulação com cinco exemplos, com diferentes tempos de carreira - 1, 6, 11, 20 e 25 anos de casa - e graus de formação - nível III e IV (superior e especialização)
a) Exemplo 1 - Um professor com 25 anos de casa, 10 biênios, cinco qüinqüênios, que tenha especialização, mais pó de giz, muito provavelmente estará, no antigo regime remuneratório, como PEBIVD. No subsídio, em abril de 2012, na melhor das hipóteses, ele ele estará como PEBIIH.
- No subsídio, o referido professor receberá como parcela única de salário, em abril de 2012 - portanto já inclusos os 5% de reajuste + dois graus -, para um professor PEBIIH, a soma de R$ 1.812,27.
- No sistema de VB, considerando o piso proporcional do MEC, aplicado ao plano de carreira, este mesmo professor receberá, em janeiro de 2012, enquanto PEBIVD + 22% de reajuste pelo custo aluno ano + gratificações citadas acima, que totalizam 120%, a soma total de R$ 3.792,80.
- Diferença mensal entre os dois sistemas: R$ 1.980,53 em favor do sistema de vencimento básico (VB). Ou R$ 26.400,00 anualmente, para um cargo apenas. Quem tiver dois cargos na mesma condição, são R$ 52.800,00 por ano.

b) Exemplo 2 - Um professor com 20 anos de casa, quatro qüinqüênios, 10 biênios, especialização, pó de giz, posicionado enquanto PEBIVB.
- No subsídio, receberá, em abril de 2012, na melhor das hipóteses, enquanto PEBIIC (já inclusos reajuste de 5% + 2 letrinhas) R$ 1.601,78.
- No sistema de VB, este mesmo professor terá direito, em janeiro de 2012 (básico de 1.293,20 + 22% de reajuste pelo custo aluno ano + 3% pelo grau B + 110% pelas gratificações sobre a soma anterior, que constitui o básico) = R$ 3.412,57.
- Diferença salarial mensal entre os dois sistemas: R$ 1.810,79 em favor do sistema de VB. Diferença anual: R$ 24.137,83. Se tiver dois cargos na mesma situação, a diferença será de R$ 48.275,66.
c) Exemplo 3 - um professor com 11 anos de casa, 2 qüinqüênios, 5 biênios, pó de giz, curso superior, PEBIIIE.

- No subsídio: em abril de 2012, na melhor das hipóteses, enquanto PEBIC, ele receberá R$ 1.456,17.

- No sistema de VB: em janeiro de 2012 (VB de R$ 1.060,00 + 22% de reajuste custo A/A + letra E + 65% pelas gratificações citadas) = R$ 2.401,58.
- Diferença mensal entre os dois sistemas: R$ 945,41 em favor do sistema de VB. Diferença anual: R$ 12.602,31.
d) Exemplo 4 - um professor com 6 anos de casa, sem qüinqüênios e biênios (embora o sindicato tenha dito que o biênio prevalece para todos. Vamos acionar o jurídico para garantir este direito), apenas com pó de giz e posicionado enquanto PEBIIIC no antigo sistema remuneratório.
- No subsídio: em abril de 2012, com reajuste de 5% e novo posicionamento, terá direito a receber, enquanto PEBIC, R$ 1.456,17
- No sistema de VB: em janeiro de 2012 (VB de R$ 1.060,00 + 22% de reajuste custo A/A + letra C + 20% de pó de giz) = R$ 1.646,34.
- Diferença mensal: R$ 190,17 em favor do sistema de VB. Diferença anual: R$ 2.534,96. Se tiver dois cargos, a diferença será de R$ 5.069,92.
e) Exemplo 5 - um professor com 1 ano de carreira, curso superior, apenas o pó de giz, posicionado enquanto PEBIIIA no sistema de VB.
- No subsídio: em abril de 2012, enquanto PEBIA, receberá R$ 1.386,00.
- No sistema de VB: em janeiro de 2012, enquanto PEBIIIA (VB de R$ 1.060,00 + 22% de reajuste custo A/A + 20% de pó de giz) = R$ 1.551.84
- Diferença mensal: R$ 165,84 em favor do sistema de VB. Diferença anual: R$ 2.210,00. Se tiver dois cargos na mesma condição, essa diferença será de R$ 4.420,00
Em suma, é esta a diferença entre os dois sistemas, ficando evidenciado que o antigo sistema, de vencimento básico, ligado à Lei do Piso, é muito superior ao subsídio do governo. E é uma pena que essas informações não tenham chegado ao conhecimento de todos os educadores, na ativa e aposentados, pois eles veriam o quanto o governo tenta nos enganar com esse discurso de que o subsídio é mais transparente, mais vantajoso, remunera até mais do que o piso.
OUTRAS DIFERENÇAS EM FAVOR DO SISTEMA DE VENCIMENTO BÁSICO
a) o percentual de promoção (mudança de nível, a cada cinco anos) é de 22% no sistema de VB, contra apenas 10% no subsídio;
b) o percentual de progressão (mudança de grau ou letra, a cada dois anos) é de 3% no sistema de VB, contra apenas 2,5% no subsídio;
3) o reajuste anual previsto na Lei do Piso aplica-se integralmente ao sistema de VB, não dependendo do governo estadual; já no subsídio, por se tratar de soma total de remuneração, pode ficar vários anos sem alcançar o valor proporcional do piso, mantendo o salário congelado;
4) o subsídio incorporou e acabou com todas as gratificações e vantagens na carreira; no sistema de VB, o educador continua recebendo todas as gratificações e vantagens, inclusive por pós-graduação (10% por especialização, 30% por mestrado e 50% por doutorado) até atingir o nível acima a que faça jus.
Com base nessas informações, é possível saber por que motivo o governo insiste tanto em não pagar o piso, que é lei federal, e tenta nos empurrar de toda forma o subsídio, que representa um gigantesco confisco salarial para todos os educadores,
Será que vale à pena continuar lutando pelos nossos direitos, ou voltar para a sala de aula aceitando o que o governo quer nos impor?.
Não podemos abrir mão dos nossos direitos.
Venha fortalecer a greve.
Pare a sua escola.
Não temos nada mais a perder.

Um comentário:

  1. Evitem nas programações planejadas de fechar trânsitos isso incita descontentamento, precisamos colocar o povo do nosso lado de forma sábia. Uma sugestão, precisamos depessoas não só fora da escola como também dentro, que tal pensar numa estratégia de trabalho para envolver os que estão lá dentro que dizem ter ns motivos para não aderirem a greve. Para pensar:Como poderiam nos ajudar?

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